Weizur do Brasil Ltda. Há mais de 20 anos fornecendo Soluções para a Pecuária Leiteira.

Fatores que elevam o padrão de desinfecção na indústria de alimentos

Ter uma visão geral das características da indústria é muito importante para eleger um produto apropriado, levando em consideração os fatores físicos, químicos e biológicos.

Fatores que elevam o padrão de desinfecção na indústria de alimentos

Fatores físicos

Características da superfície: Antes do processo de higienização, todas as superfícies devem ser limpas e bem enxaguadas para remover qualquer resíduo de sujidade orgânica e detergentes. Uma superfície suja não pode ser desinfetada e a eficácia da desinfecção requer contato direto com os microrganismos. As superfícies que contêm biofilmes não são desinfetadas de forma eficaz, sendo necessária a avaliação para melhor controle dos resultados.

Tempo de exposição: Conforme avaliação do tipo de desinfetante utilizado no procedimento e recomendação do fabricante, pois existem produtos de ação rápida e contato prolongado, levando sempre em consideração o tipo de microrganismo que se quer controlar e o resultado. O contato imediato é tão importante quanto o contato prolongado.

Temperatura: A temperatura também está positivamente relacionada à morte microbiana por um desinfetante químico. Portanto, evite altas temperaturas (acima de 55 °C) devido à natureza corrosiva da maioria dos produtos químicos.

Concentração: Geralmente, a atividade de um desinfetante aumenta com o aumento da concentração, no entanto ocorre um nivelamento em altas concentrações. Um equívoco comum em relação aos produtos químicos é de que "se um pouco é bom, mais é melhor". Usar concentrações de desinfetante acima das recomendações não desinfeta melhor e, de fato, pode ser corrosivo para o equipamento e a longo prazo, levar a menor capacidade de desinfecção. Siga as instruções do rótulo do fabricante.

Matéria Orgânica: A presença de matéria orgânica reduz drasticamente a atividade dos desinfetantes e pode inativá-los totalmente. 

 

Fatores químicos

pH: Os higienizadores são afetados pelo pH da solução, sempre saber e avaliar o pH da água que está sendo trabalhada. Muitos produtos podem ter alterações conforme os valores de pH.

Propriedades da água: Os desinfetantes podem ser afetados por impurezas na água, sempre utilizar água potável.

Inativadores. Os inativadores orgânicos e/ou inorgânicos podem reagir quimicamente com os desinfetantes, dando origem a produtos não germicidas. Alguns desses inativadores estão presentes em resíduos de detergentes. Portanto é importante que as superfícies sejam enxaguadas antes da higienização.

 

Fatores biológicos

A carga microbiológica pode afetar a atividade do sanitizante/desinfetante e além disso, é importante realizar a avaliação do tipo de microrganismo presente. Alguns desinfetantes são mais ativos contra microrganismos gram positivos comparados aos gram negativos e vice-versa. Os higienizadores também variam em sua eficácia contra leveduras, bolores, fungos e vírus.

 

Qual Sanitizante/Desinfetante usar:

O efeito de eliminação de um microrganismo de um produto biocida pode variar, portanto o desinfetante deve ser formulado cuidadosamente para garantir sua eficácia. Alguns podem ser ineficazes em baixas temperaturas e inadequados para um resfriamento. A escolha do produto ideal a ser utilizado, deve ser realizada em conjunto com o fornecedor, levando em consideração os materiais da superfície a ser desinfetada, as sujidades e os microrganismos específicos que desejam controlar. Outras considerações incluem a temperatura ambiente e da solução, além do tempo necessário para ação.

Ao selecionar um sanitizante/desinfetante, considere fatores que incluem:

•        Microrganismos

•        Princípio ativo

•        Temperatura

•        Carga orgânica

•        pH

•        Dureza da água

•        Tipo de superfície

•        Nível de espuma

•        Atividade residual

 

A Weizur empresa multinacional com mais 30 anos de mercado, com forte presença na América Latina e atuante em mais de 18 países, tem a missão de fornecer soluções objetivas para indústrias de alimentos que busquem a melhoria da qualidade de seus produtos. São inúmeras opções de produtos para as mais diversas finalidades de higienização, tais como: OXICLEAN 5 (Ácido peracético), POLIZUR IB (Biguanida), SANI-10 (Desinfetante clorado) entre outras soluções para uma higienização de qualidade, atendendo desde a área de produção, barreira sanitária e lavanderias até refeitórios e outros ambientes.

Confira as principais Soluções Weizur para Higiene Industrial: <VER PÁGINA>

Fonte: Jean Mainardes - Gerente Comercial Nacional - Divisão Industrial

Avatar Weizur