Você está Visitando o site Weizur Brasil. Veja informações sobre todas filiais aqui.

Notícias

Como realizar a higienização de indústrias alimentícias?

Como realizar a higienização de indústrias alimentícias?

Um dos mais importantes processos ou rotinas dentro da indústria alimentícia e essencial para o controle sanitário dos alimentos, é o processo de higienização. Logo, esta prática visa eliminar sujidades e microrganismos causadores de possíveis contaminações, bem como alterações físico-químicas dos alimentos produzidos.

Na indústria de alimentos os produtos químicos desempenham papel fundamental no processo de higienização. Com eles é possível remover sujeiras, detritos e microrganismos presentes nas superfícies ou locais, porém para que a higienização seja realizada da maneira correta, necessitamos observar algumas etapas neste processo, são elas:

1 - Remoção dos resíduos: Consiste na remoção das sujeiras ou resíduos maiores das áreas, superfícies e equipamentos em geral;

2 - Pré-lavagem: Realizada apenas com água, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos de menor porte, presentes nas superfícies dos equipamentos e utensílios. Esta prática garante a remoção de cerca de 90% dos resíduos solúveis em água.

3 - Lavagem: Aplicação de detergentes, sejam eles alcalinos, alcalinos clorados, ácidos ou neutros. Levando em consideração alguns fatores importantes para efetuar uma correta higienização como: concentração, temperatura, tempo de contato e ação mecânica (ver foto 1 – Ciclo de Sinner).

4 - Enxague: Deve ser realizado com água potável, com o objetivo de remover resíduos das superfícies, independente se matéria orgânica ou detergentes.

5 - Revisão: Análise da higienização realizada, conferindo cada passo anterior e sua perfeita execução, e ainda se não há presença de resíduos nas áreas e superfícies.

6 - Sanitização: Prática indispensável no processo de higienização, com ela eliminamos e reduzimos a carga microbiológica das superfícies e afins.

Com todas as etapas e procedimentos citados acima, o produto oriundo da indústria alimentícia vai chegar até a casa do consumidor de forma apropriada para consumo, livre de qualquer agente patogênico visando a segurança alimentar e consequentemente a qualidade do produto.

DICA ÚTIL

No que tange ao uso de detergentes em ambientes e superfícies de indústrias de alimentos, a Weizur vem desenvolvendo e ofertando produtos cada vez mais eficazes em sua aplicação, onde o uso de produtos adequados é imprescindível na rotina de higienização industrial. Neste contexto a empresa desenvolve produtos para diversas aplicações: - Detergentes Alcalinos: ASSISTANCE 2000 e S-4000; - Alcalinos Clorados: HIGIFOAM e S-100, utilizados com o objetivo de eliminar gorduras e proteínas em limpeza CIP (Clean in place) e com gerador de espuma respectivamente para aplicação manual.

A Weizur dispõe ainda de Desincrustantes Ácidos: N-5000, A-500 e PROACT, comumente utilizados para eliminar sedimentações de minerais de tubulações e superfícies; - Detergente neutro: D-1000 e Detergente de média alcalinidade: DETERZUR, ambos com alta capacidade desengordurante na limpeza geral dos ambientes e utensílios nas indústrias de alimentos.

Vale ressaltar que para o processo de higienização seja eficiente, recomendamos a aplicação de um sanitizante: OXICLEAN ou SANI-10, capazes de eliminar bactérias e microrganismos presentes nas superfícies e afins.

Os produtos químicos produzidos pela Weizur do Brasil, são comumente utilizados em indústrias alimentícias por sua eficiência na higienização, além de serem biodegradáveis, o que resulta em benefícios na indústria e também para a natureza, minimizando impactos ambientais e riscos para a biodiversidade.
 

Fale diretamente com Jean Augusto Mainardes, Gerente Nacional Divisão Industrial, << CONTATO >> 

Fonte: Equipe Divisão Industrial Weizur - Fernanda Luisa Bottin, Promotora Técnica de Vendas.e Jean Augusto Mainardes, Gerente Nacional Divisão Industrial

Voltar

Etapas da Higienização Industrial
Higienização Indústria Alimentícia
Higienização Indústria Alimentícia
Ciclo de Sinner